top of page

6 importantes princípios para transição da aprendizagem on-line


Treinamento on-line não é novidade. O bombardeio de estatísticas e relatórios nos ajuda a chegar a uma conclusão simples: o e-learning está crescendo e não há sinais de que ele desapareça.


De fato, a nova pandemia de coronavírus de 2020 deve apenas catalisar a transição para o aprendizado on-line. À medida que as bolsas de valores quebram, o Zoom registrou um crescimento excepcional, com ações retornando mais de 200% e vendas aumentando 88% no exercício financeiro de 2020. * Todo o setor de ensino superior americano, no valor de cerca de US $ 600 bilhões, foi forçado a ser online. Chegamos a um momento decisivo.


Quer as empresas estejam prontas ou não, a tendência geral, acentuada pelo COVID-19, significa que a transição do treinamento para ambientes on-line não é mais um opção e sim uma necessidade.


Para muitos empregadores, no entanto, este é um salto de fé. A incerteza em que devemos entrar voluntariamente é, segundo Kierkegaard - filósofo, teólogo, poeta e crítico social dinamarquês, amplamente considerado o primeiro filósofo existencialista - como nos suspender "no fundo, com mais de setenta mil braças de água", dolorosamente consciente dos riscos que estamos assumindo.


Então, como podemos nos preparar para flutuar, e não afundar?


O desafio ao longo do caminho é inevitável, mas os seis princípios a seguir podem nos ajudar a navegar pelas águas e nos dar uma melhor chance de sucesso.


1. Acesso


Um amigo meu trabalha para um escritório de advocacia em Londres, bem grande e respeitado. A empresa inicialmente relutou em responder ao vírus, fechando as portas e incentivando os funcionários a trabalharem em casa, não por meio de uma abordagem draconiana de um ambiente de trabalho "adequado", mas devido a um problema fundamental no acesso ao trabalho on-line.


Nenhum funcionário tinha um laptop da empresa; todo o trabalho foi centralizado em computadores desktop. Segundo esse funcionário, ele nunca havia conduzido uma videoconferência neste ou em qualquer um dos escritórios de advocacia anteriores em que trabalhava. Como resultado, a empresa teve que encomendar dezenas de laptops para permitir que ele e seus colegas trabalhassem em casa durante a pandemia.


Garantir que todos os funcionários tenham acesso adequado ao aprendizado on-line é essencial para o seu sucesso. O acesso não é simplesmente uma praticidade física. Os programas de treinamento devem ser projetados para fornecer material relevante que ajudem o colaborador de maneira intuitiva - isso pode ser feito por materiais que contextualizam o ambiente de trabalho do colaborador, como vídeos ou tarefas aplicáveis ​​em vários idiomas.


As Diretrizes de acessibilidade de conteúdo da Web 2.1 (2018), por exemplo, são um recurso extremamente completo para o desenvolvimento adequado de programas. Os links para relatórios, estudos e recursos para projetar e considerar o treinamento on-line podem ser encontrados na seção "Recursos adicionais" (pp. 20-21) do relatório Online Learning Consortium 2018.



2. Reconheça os erros


“Por que caímos, senhor? Para que possamos aprender a nos recompor novamente ”
Alfred Pennyworth, Batman Begins (2005)

O fracasso é uma inevitabilidade complexa nos negócios. De acordo com Amy Edmondson, da Harvard Business School, os executivos reconhecem que as falhas "verdadeiramente culpáveis" ocorrem nos negócios 2 a 5% das vezes, mas tratam 70-90% das falhas como culpáveis.


Em vez de jogar o “jogo da culpa”, ele sugere que adotemos uma abordagem sincera ao fracasso que aceite e incentive a capacidade de identificar falhas de pequena escala regularmente. Embora possa parecer contraproducente, incentivar a abordagem correta do fracasso é essencial para o sucesso e a segurança psicológica.


Sim Sitkin, professor de Liderança, Gestão e Políticas Públicas da Duke, expressa a importância do fracasso inteligente. Ao adotar estratégias revolucionárias de negócios, ele argumenta, o fracasso é uma parte essencial do desenvolvimento.


A falha inteligente é baseada em cinco critérios:


  1. Eles são cuidadosamente planejados, para que, quando as coisas derem errado, você saiba por que;

  2. Eles são genuinamente incertos, portanto o resultado não pode ser conhecido antecipadamente;

  3. Eles são modestos em escala, de modo que uma catástrofe não tenha tanto impacto;

  4. Eles são gerenciados rapidamente, para que não ocorra muito tempo entre o resultado e a interpretação;

  5. Algo sobre o que é aprendido é familiar o suficiente para informar outras partes do negócio.


Harvard Business Review, 2010


A configuração de falhas inteligentes e o reconhecimento de erros é essencial para qualquer empreendimento comercial. Na era online, com transparência e uma aversão natural (ou até desconfiança) à tecnologia, a responsabilidade é de suma importância.



3. Adaptabilidade


Uma adaptação popular às Regras de Moscou, as lendárias 10 regras adotadas pelos espiões disfarçados em Moscou durante a Guerra Fria, é: "a tecnologia sempre o decepcionará". A Internet vai cair, as videochamadas serão cortadas, os programas congelarão. Os projetistas de programas precisam aprovar planos de contingência para quando isso ocorrer. Professores, funcionários e alunos se adaptaram ao longo do tempo, mesmo que demonstram uma queda inicial na conquista. De acordo com Jaggars e Xu, os estudantes alcançaram notas significativamente mais baixas ao fazer a transição para a educação universitária online da comunidade.


Soluções como a aprendizagem adaptativa (aquelas que respondem às necessidades imediatas dos indivíduos) podem resolver esses problemas a longo prazo, e todos os alunos desenvolveram as habilidades para se destacar nos ambientes on-line por meio de estratégias educacionais formais e informais.


No entanto, frustração e apatia são resultados naturais para empresas que não conseguem se adaptar a obstáculos não planejados. Criar programas de treinamento on-line que sejam adaptáveis ​​ou que tenham pelo menos algum grau de segurança é essencial para facilitar a transição on-line para os usuários.



4. Precisão


Acredite ou não, há uma razão pela qual as escolas cumprem horários, períodos programados e disciplinas. É o mesmo motivo pelo qual professores e instrutores de todas as idades incorporam objetivos claros de aprendizado para seus alunos - os alunos se beneficiam da regularidade, familiaridade e precisão. Pense em quando você se mudou para uma nova casa ou apartamento. O novo espaço é desconhecido, estranho, mas oferece oportunidades. Quando você começa a desempacotar seus pertences, adota alguma forma de regularidade - utensílios de cozinha entram na cozinha, livros na estante.


Inconscientemente, quando entramos em um novo espaço, o preenchemos com novas interpretações baseadas nas regularidades existentes, novas abordagens para os principais critérios subjacentes. Alterar o espaço é estressante o suficiente, não precisamos mudar o próprio conceito do que significa estar em um apartamento.


O mesmo é vital para os alunos quando eles passam para um ambiente de aprendizado on-line. Os novos sistemas de treinamento são estranhos o suficiente, sem pensar em novas maneiras de aprender - elas podem vir mais tarde. A prioridade para mover o treinamento on-line deve ser o fornecimento de etapas claras para tornar a mudança o mais perfeita possível.


Precisão é a chave. Antes de desbloquear todo o potencial do seu software de treinamento on-line, considere incorporar a terminologia existente, mover os espaços da vida real on-line (existe um motivo para chamarmos atalhos de computador de "arquivos e pastas" - é assim que sabemos o que esperar). Dar aos alunos objetivos precisos e diretos é vital para garantir que eles não fiquem sobrecarregados.



5. Recurso


Apesar do zelo dos professores universitários em continuar o legado das palestras, a aprendizagem interativa centrada no aluno tem sido considerada o método mais eficaz de treinamento e desenvolvimento, pois promove o engajamento. A internet oferece um tremendo potencial para atrair material, portanto, use-o. Existem centenas de aplicativos, programas e ofertas de conteúdo inovadores para apoiar o aprendizado de maneiras interessantes e interessantes.


Uma abordagem simples para envolver o treinamento é oferecer aos alunos uma variedade de tarefas usando diferentes mídias, nas quais uma plataforma de aprendizado pode permitir que você construa jornadas de aprendizado e objetivos de aprendizado para habilitar essa técnica de aprendizado combinado. Isso inclui blogs, vídeos, projetos liderados pelos alunos, podcasts - a lista é interminável.


Embora a pesquisa sugira que estudantes, principalmente adultos, possam abordar o aprendizado on-line com apreensão, não é um desafio intransponível.


Na quarta edição de Melhorando a motivação adulta para aprender, Wlodkowski e Ginsberg argumentam que, embora os ambientes on-line apresentam um novo desafio, a motivação intrínseca ("encontrar o ato de aprender se recompensando") é "possível para todos".


O engajamento e o interesse funcionam como "pontos emocionais" ao longo da aprendizagem contínua. Simplificando, o aprendizado requer motivação que é possível através do engajamento. Conteúdo atraente (seja por meio de personalização, variedade de mídia ou material relevante para o contexto) pode ajudar no engajamento inicial.

6. Aprendizagem Assíncrona*


Um dos muitos chavões para empresas de aprendizado on-line: aprendizado assíncrono.


O treinamento assíncrono é muito mais benéfico para os alunos, principalmente aqueles com compromissos existentes, como cargas de trabalho pesadas ou famílias para atender. A flexibilidade oferecida pelo aprendizado assíncrono permite que as empresas forneçam treinamento a todos os funcionários sem exigir a renúncia ao horário de trabalho.


É importante abraçar isso na fase de design; planeje os módulos de treinamento cientes de que os alunos os concluirão em taxas e horários diferentes, incluem sessões de "recapitulação" no início, final e ao longo dos módulos para que os alunos não se sintam perdidos e tentem não fazer atividades assíncronas que consomem muito tempo.


A mudança do aprendizado síncrono para assíncrono também pode ser financeiramente benéfica para as empresas. O aprendizado síncrono requer mais planejamento, mais recursos e um cronograma dedicado.


O aprendizado on-line em grande escala ainda está em fase de pesquisa; a atual pandemia de coronavírus é a maior experiência em aprendizado on-line de todos os tempos.


De acordo com Justin Reich, pesquisador em ambientes de aprendizagem on-line do MIT, também é possível que o aprendizado on-line não seja aconselhável em grandes volumes - não temos idéia se as pessoas (principalmente os jovens) têm as "habilidades de atenção ou função executiva" para participar de um aprendizado on-line.


Embora Reich se concentre mais no desenvolvimento infantil, ele oferece uma solução interessante para a saturação online. Ele sugere que consideremos ambientes híbridos de aprendizado, nos quais os alunos concluem tarefas offline e as colocam online (conhecidas como "inverter a sala de aula") em termos de educação.


Para empresas que projetam treinamento on-line, essa abordagem pode ajudar os usuários menos adeptos às práticas on-line e aumentar os níveis de atenção em todo o mundo.



Conclusão


A transição do aprendizado on-line é uma perspectiva interessante e assustadora. Antes de considerar o conteúdo dos programas de treinamento, as empresas devem prestar muita atenção a esses seis princípios orientadores e alavancar os especialistas em aprendizado e desenvolvimento.


Uma vez iniciado o design do treinamento on-line, as empresas devem reconhecer a importância contínua dos seis princípios, além de apreciar sua própria cultura de trabalho pessoal e os contextos de indivíduos em sua corporação.


O treinamento on-line oferece um enorme potencial para catalisar o treinamento em um ambiente de negócios, mas não adianta reinventar a roda. A transição bem-sucedida para o treinamento on-line começa com um planejamento cuidadoso, um reconhecimento desses seis princípios orientadores e uma reflexão constante com base no feedback.


O mundo está se movendo online - seja forçado ou voluntariamente. As empresas devem adotar a transição para o treinamento on-line de maneira ponderada, a fim de aproveitar ao máximo todas as oportunidades oferecidas pela era digital. O futuro do trabalho tem um plano de contingência; esteja preparado.


 

*Aprendizagem assíncrona é um termo geral usado para descrever formas de educação, instrução e aprendizagem que não ocorrem no mesmo local ou ao mesmo tempo. Ele usa recursos que facilitam o compartilhamento de informações fora das restrições de tempo e lugar entre uma rede de pessoas

 

Sobre o Autor


William Peters

Ph.D. Student at Boston College



Will Peters é Ph.D. estudante no Boston College, EUA. Will ensinou filosofia e estudos sociais no Reino Unido depois de se formar na Universidade de Cambridge. Sua pesquisa atual concentra-se no futuro da educação, trabalho e tecnologia e no objetivo da educação em estudos sociais.

bottom of page